Beleza e saúde na gestação

Obstetriz dá dicas de como se manter bonita e saudável durante a gravidez

Quando o teste de gravidez dá positivo junto com o turbilhão de emoções desta novidade e com os hormônios a flor da pele por conta da descoberta da maternidade, surge também uma série de dúvidas e preocupações do que pode e não se deve fazer durante este período. Isso vai desde os cuidados com a alimentação até mesmo aos tratamentos de beleza. Mais do que “pitacos” das titias, vovós e amigas de plantão, nada como a orientação de especialistas ou profissionais experientes neste universo materno.

A obstetriz Bruna Freitas explica que o primeiro trimestre de gestação exige atenção especial para a gestante e o bebê devido à formação fetal. Neste período, as mudanças no corpo não são tão visíveis, porém, o quanto antes à mamãe iniciar a série de cuidados necessários com a alimentação, pele e o seu bem estar,melhor será para ela e a vidinha que está sendo gerada em seu ventre.

“É importante recomendar que as mulheres tomem sol no início da manhã e final da tarde, sempre acompanhadas de protetores solares FPS 50 ou mais em toda a parte exposta do corpo, além de muita ingestão de água ou isotônicos para hidratação. A prática de exercícios também é um cuidado com a saúde e beleza, o ideal é aderir a uma caminhada leve na rua ou praça, natação, danças e pilates também são boas opções de atividades”, orienta a profissional.

Apesar dos hormônios muitas vezes tentarem dizer o contrário para as gestantes, elas naturalmente esbanjam brilho próprio por aí. Mas, há aquelas que se sentem feias ou inseguras com tanta mudança no corpo e acabam ficando chateadas por terem que abandonar os tratamentos estéticos e de beleza que estavam acostumadas.

Para as mulheres que desejam realçar a beleza, a dica de ouro da obstetriz é apostar em produtos manipulados, de origem mais natural, como o uso de óleo de amêndoas e de argan para hidratar toda a pele, e do óleo de côco para os cabelos, já que os médicos pedem para suspender procedimentos que tenham grandes proporções químicas, como a prática de limpeza de pele do rosto, onde é comum o uso de esfoliantes ou máscaras que contenham ácidos, e que deve ser evitada, pois a pele absorve o produto que pode entrar em contato com o feto.

“O corpo da mulher se encontra mais sensível e em constantes mudanças. Uma alternativa seria o uso de sabonetes para peles sensíveis ou naturais apropriados à pele do rosto e o alisamento com secador, respectivamente”, afirma Bruna.

Além disso, todas as gestantes devem evitar procedimentos com produtos injetáveis e que ofereçam exposição a fortes odores, luz e calor. Isso inclui o uso de botox e preenchimentos, bronzeamentos artificiais, escova progressiva ou luzes capilares e exercícios físicos intensos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *