Tratamentos contra acne podem ser iniciados na adolescência

O quanto antes os cuidados necessários e tratamentos forem iniciados, maiores as chances de se evitar aquelas cicatrizes incomodas

A acne aparece como uma condição da pele provocada pela obstrução dos folículos capilares através de óleo e células mortas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Diante disso, os especialistas no assunto recomendam que os tratamentos para quem sofre com este desconforto e se sente mal com isto, sejam iniciados o quanto antes e não só por uma condição estética, mas sim por uma questão de saúde e até mesmo psicológica.

Muito comum na adolescência devido ao excesso de hormônios que se desenvolve no corpo humano nesta fase da vida, a acne também pode ser um problema recorrente na vida adulta. Por isso, quanto antes os cuidados necessários e tratamentos forem iniciados, maiores as chances de se evitar aquelas cicatrizes incomodas.

A biomédica Karin Ardachnilzoff, atende em uma clínica de estética na Vila Partênio, em Mogi das Cruzes, e explica que os tratamentos disponíveis para a acne, portanto, incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína.

“Os tratamentos complementares que podem ser recomendados são: extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, como corticoides, e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos, como a dermoabrasão, subincisão e preenchimentos cutâneos com gordura ou ácido hialurônico”, acrescenta.

A profissional que atende no espaço Dra. Karin Ardach – Saúde Estética, reforça que nem sempre é necessário realizar o tratamento em centros clínicos. “As manchas associadas à acne podem ser tratadas com procedimentos em consultório e cremes em casa”.

Segundo a biomédica, alguns métodos novos, como a fototerapia com luz azul, podem ser indicados em casos específicos.

Para prevenir a acne ou pelo menos minimizar os danos causados por ela, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que seja feita a prevenção por meio da higienização adequada indicada para peles oleosas e acneias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *